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08/10/2019 | MGM SERVICES

Big Data no atendimento ao consumidor: gerenciamento, padronização e produtividade

O consumidor pode ser considerado a razão de ser de qualquer negócio. É para ele que são desenvolvidos produtos e serviços, e pensadas ações de atração e fidelização. Para que as soluções oferecidas por sua empresa sejam mais assertivas, obter informações atualizadas sobre o seu cliente é essencial.

Considerando esse cenário, o Big Data surge como uma alternativa para a captação de dados que revelam o comportamento do consumidor. Com isso, é possível sua empresa oferecer um atendimento focado – o que aumenta a eficiência das soluções. 

Ações efetivas a partir do Big Data

Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para oferecer um bom atendimento a ele. A partir de dados disponibilizados pelo Big Data, é possível identificar informações fundamentais, que ajudam a traçar o perfil do seu cliente. É possível também promover ações de marketing baseadas em dados reais, com a possibilidade de resultados mais efetivos após a sua aplicação.

Data-driven marketing

Você já se deu conta do valor dos dados obtidos a partir de campanhas desenvolvidas pela sua empresa? Já pensou o quanto eles podem ajudar no planejamento de novas ações (ainda mais assertivas)? O marketing orientado a dados é um exemplo de como do uso do Big Data no atendimento ao consumidor pode ser estratégico. As informações coletadas por ferramentas inteligentes podem ajudar os gestores das áreas de marketing e comercial no processo de tomada de decisão.

Antecipação de tendências

Com acesso a dados atualizados, obtidos por meio do Big Data, é possível prospectar tendências de consumo e oferecer soluções mais inovadoras aos seus clientes. Antecipar tendências ao consumidor agrega um valor ainda maior ao seu produto, fazendo com a empresa dele (assim como a sua) saia na frente dos concorrentes.

Diminuição do churn e da insatisfação do consumidor

Dados fornecidos por ferramentas de Big Data podem indicar (com base no comportamento e interações) alguns sinais de que o consumidor está prestes a cancelar o contrato. Baseado nessas informações, é possível desenvolver ações que revertam esse quadro. Outra situação onde o Big Data pode auxiliar é no processo de identificação de clientes insatisfeitos. A partir dos dados, pode ser possível observar quais os principais problemas relatados e promover ações efetivas para corrigi-los – aumentando o nível de satisfação do consumidor.

Gerenciamento estratégico

Com acesso aos dados atualizados sobre seu público, seus concorrentes e sua área de atuação, é possível desenvolver uma gestão mais estratégica do seu negócio. Como consequência, é possível oferecer serviços/produtos mais competitivos.  

Padronização e produtividade

Ferramentas que automatizam e facilitam o acesso aos dados podem proporcionar o aumento da produtividade das empresas. Isso porque elas integram áreas e otimizam rotinas que antes eram manuais, padronizando tarefas que antes demandava mais tempo e mão de obra para serem desenvolvidas.

Todos os dias, uma infinidade de dados é gerada em todo o mundo. E o Big Data se mostra uma tendência praticamente sem volta. Será que você está preparado para usá-lo a favor de sua empresa?