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12/11/2019 | BIZ SERVICES

Implante uma Cultura Data Driven e aumente os lucros da sua empresa

O modelo de empresas embasadas por dados vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios, prova desta afirmação é a estimativa feita pelo Gartner que até 2021 as organizações serão valorizadas por seu portfólio de informação. Isto faz com o que o Big Data seja um dos maiores ativos destas organizações.

E para a valorização destas companhias precisamos ter uma cultura data driven sólida de forma que:

  • os dados sejam o centro de todo seu planejamento
  • os colaboradores (do operacional ao diretivo) entendam a importância de decidir com evidências empíricas
  • as informações possam ser coletadas e utilizadas para diversos propósitos, como geração de insights, leads e/ou engajamento

Mas sabemos que não é tão simples como parece. Implantar uma cultura data driven demanda de um processo e, geralmente, as empresas não pensam de forma sistemática em seus dados ocasionando escassez ou imprecisão de informações. Esta situação, por sua vez, gera custos e perdas financeiras comprometendo as ações e resultados da empresa. 

Estruturar uma captura inteligente e com propósito em todos os canais de contato com o cliente –  por exemplo: site, ponto de venda, call center, etc... – é primordial para que em um futuro próximo as ações de marketing e relacionamento sejam mais lucrativas. 

Tomando por base este exemplo, na Incodata temos um produto focado para este propósito, o INBASKET uma solução automatizada com técnicas estatísticas para Market Basket Analysis, incluindo inteligência artificial e machine learning, que gera em tempo real diversos insights cuja fonte de dados é, dentre outros, o histórico de compras da sua empresa.

Imaginou quão lucrativo seria seu negócio caso decisores pudessem entender o passado e predizer o futuro das suas operações? Isso é possível quando sua organização tem a capacidade de obter, processar e analisar diversas fontes de dados, estabelecendo uma linha de correlação entre eles e seus consumidores.

O importante aqui é que, independentemente do tamanho ou nicho que seu negócio está inserido, o ponto central da maximização dos lucros empresariais passa inicialmente por usar dados para obter insights preciosos e tomar melhores decisões.

Em seguida, é necessário que exista uma boa comunicação interna, que permita a transmissão dos dados de maneira efetiva dentro da empresa. Os colaboradores precisam entender o sentido e a relevância dos dados, eles precisam ter contato com eles gerando familiaridade e, principalmente, compreensão da importância deles para o sucesso individual e coletivo. Assim, comunique-os, seja através de reuniões, panfletos, chats ou quadros de avisos. 

Por fim, devolva para os colaboradores os resultados que a empresa obteve por usar dados em seu processo decisório. Implante esta cultura data driven de forma estruturada para que você tenha a oportunidade de mostrar o crescimento da organização como um todo, fazendo comparativos com períodos anteriores e, principalmente, gerando novas metas viáveis a curto e logo prazos. Entendendo a importância desta cultura tenho certeza que os lucros da sua empresa serão maximizados.

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Quer saber mais sobre maximizar lucros tendo os dados como ponto central das suas decisões? Assine nosso blog, aprimore seu conhecimento. Juntos podemos criar uma cultura data driven em sua empresa!