blog//

home > blog
05/11/2019 | BIZ SERVICES

Data & Analytics e a Cultura Data Driven: Entenda o que é

Já não é de agora que as empresas vêm acumulando um volume cada vez maior de dados em suas transações, sejam internamente (entre colaboradores) ou externamente (entre parceiros de negócios e consumidores). Esta massa de dados é extremamente rica de informações e as empresas que possuem uma cultura data driven os utilizam para decidir o destino de produtos e serviços, para descobrir o comportamento dos clientes gerando novas formas de relacionamento ou padrões de consumo, por exemplo.

O processo de análise e utilização desta série de dados históricos de forma inteligente com o objetivo de ajudar a empresa na melhoria das suas operações tem se tornado prática comum nos últimos anos. O que antes era uma novidade, hoje faz parte do cotidiano de milhares de empresas que usam a análise de dados como um diferencial competitivo.

Mas o que é data driven?

Numa tradução literal seria orientado por dados... tudo bem, mas no contexto do meu negócio, como isso funciona? É tão simples quanto! A tomada de decisão é realizada em todos os níveis da sua empresa, desde o profissional que está na linha de frente da operação quanto aquele que está a nível de diretoria. Assim, a análise de dados possibilita que as decisões de todos os colaboradores da organização, não apenas para seus líderes sejam mais assertivas. 

Sendo assim, podemos entender que “data driven” é um processo ou atividade que está embasada em dados em contraponto daqueles que são movidos por mera intuição ou experiência pessoal dos seus decisores. Aqui, temos a tomada de decisão com evidência empírica e não com especulação.

Minha empresa pode ser data driven?

Independente do seu tamanho ou área de atuação, toda empresa tem capacidade de ser data driven, isso não é um privilégio apenas dos grandes players. É preciso entender que ser data driven é um processo, é implementar um alinhamento de cultura organizacional no que diz respeito a tomada de decisão, ou seja, a empresa deve ter o foco na necessidade de promover uma cultura orientada por dados, ou cultura data driven.

Aqui na Incodata vemos isso acontecer a todo momento. Empresas de vários perfis e necessidades nos procuram para que possamos ajudá-las a entender seu momento atual e como implantar (ou aprimorar) uma cultura de decisão orientada por dados. Não é simplesmente criar um dashboard bonitinho, é dar um passo além, visando a maximização do lucro financeiro e/ou operacional destes negócios.

O grande paradigma quando falamos em cultura data driven é saber se sua organização é estimulada por dados ou se é movida por intuição e feeling... Este é o grande ponto! E migrar do feeling para data é algo possível, viável e, principalmente, rentável a curto prazo. Os números nos mostram que empresas com modelo data driven têm alcançado até 30% mais eficiência e até 20% de aumento em receita em comparação com aquelas que não adotaram os dados como apoiador na tomada de decisão. Este é um movimento que veio para ficar! E sua empresa, em qual lado ela está?

Data & Analytics x Cultura Data Driven

Como dito anteriormente, cultura data driven é um processo e, como parte integrante dele, temos o conceito de Data & Analytics. Se data driven é “embasado em dados” o Data & Analytics é o processo de análises destes dados, ou seja, é o conjunto de atividades e tecnologias capaz de transformar uma massa de dados em inteligência, em algo capaz de verificá-los melhor dando-lhes ao mesmo tempo uma razão de ser e uma análise racional. 

Os profissionais da Incodata são especialistas não apenas neste conjunto de atividades e tecnologias como também em processos sistemáticos que possibilitam a criação de uma cultura data driven em dezenas de empresas dos mais diferentes tamanhos e nichos de mercado. Podemos afirmar com 100% de certeza que implantar esta cultura é extremamente viável, desde que acompanhada pelo parceiro certo!

Assim, podemos resumir que cultura data driven é um processo existente em organizações estimuladas por dados e que Data & Analytics são as atividades e tecnologias que tornam possíveis a criação desta cultura.

---------------------------

Por hora vamos ficar por aqui... mas se você gostou do assunto e deseja saber mais sobre Data & Analytics siga lendo nossos artigos e se inscreva em nosso blog. Juntos podemos criar uma cultura data driven em sua empresa!