blog//

home > blog
01/10/2019 | BIZ SERVICES

5 motivos para usar Business Intelligence na sua gestão financeira

Uma infinidade de dados é gerada todos os dias. Já falamos em outros momentos que o Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que transforma dados em informações valiosas para os negócios. Todas as áreas podem ser beneficiadas com o uso do BI, tornando-se mais competitivas e estratégicas. Na área financeira, por exemplo, dados precisos podem contribuir para melhorar a gestão das contas e ampliar a receita da empresa. Pensando nisso, listamos cinco motivos que mostram como é possível a gestão financeira da sua empresa ser beneficiada a partir do uso de BI. 

1. Aumento da competitividade do negócio

As informações disponibilizadas a partir dos dados de Business Intelligence geram mais competitividade ao negócio. Isso porque nem todas as empresas utilizam recursos inteligentes para antecipar tendências. Com o uso de ferramentas de dados é possível identificar o movimento dos concorrentes e o comportamento dos consumidores, potencializando os resultados de sua empresa e agregando valor ao seu negócio.

2. Melhora a performance das equipes

Infinitas planilhas, muitos papéis e grande vulnerabilidade das informações. Gerir uma área dependendo de tecnologias defasadas compromete os resultados de sua empresa. A área financeira de uma empresa, por exemplo, possui um grande fluxo de dados. A manipulação manual das informações pode comprometer a segurança desses dados e tornar o trabalho ainda mais demorado. Com a adoção de ferramentas modernas (como as de Business Intelligence), os processos ganham mais agilidade – o que otimiza o tempo de trabalho das equipes.

3. Reduz as inconsistências dos dados

Pelo processo se tornar menos manual, a possibilidade de erros é reduzida de maneira significativa. E reduzir inconsistências na área financeira é praticamente vital para os negócios. Outra vantagem conquistada a partir da adoção de ferramentas de Business Intelligence é a transparência nos processos. Com informações consistentes e assertivas, as contas de sua empresa se tornam mais transparentes, facilitando o processo de prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores.

4. Viabiliza a construção de indicadores e métricas

Sem o uso de BI é possível construir indicadores e métricas. Mas, a partir do uso dele, a construção pode ser melhorada substancialmente. Dados que antes não tinham significado nenhum passam a ser informações úteis e estratégicas. E os indicadores podem ser construídos com base em resultados efetivos para as empresas.

5. Reduz (substancialmente) os custos

Indicadores e métricas delineadas, inconsistências identificadas e mão de obra otimizada contribuem (muito) para a redução de custos dos negócios. A aplicação de ferramentas de Business Intelligence beneficia todas as áreas de uma empresa, pois automatiza rotinas e aumenta a segurança dos processos.

Como conseguimos perceber, motivos não faltam para que sua empresa opte pela adoção de Business Intelligence nas rotinas das áreas. Trata-se de um investimento que trará reflexos positivos a médio e longo prazo. Sua empresa ainda não utiliza tecnologias baseadas em BI? Analise os benefícios e perceba as vantagens de aplicá-las na gestão financeira de seu negócio.