blog//

home > blog
22/10/2019 | MGM SERVICES

O potencial do Big Data e suas vantagens

Você já parou para pensar a quantidade de dados que circulam todos os dias no mundo? São e-mails, transações, posts em redes sociais e documentos eletrônicos utilizados por milhões (ou até bilhões) de pessoas em todo o mundo.

O que talvez muita gente não saiba é que esses dados revelam muito sobre o comportamento de consumo da população. Essas informações também auxiliam no desenvolvimento de novas estratégias e podem ajudar as empresas na tomada de decisão. Ao uso estratégico desses dados podemos dar o nome de Big Data.

Atualmente, muitas áreas já utilizam dados extraídos por ferramentas de Big Data para traçar seu planejamento estratégico. Muitos órgãos públicos, unidades de saúde, bancos, indústrias e até instituições de ensino, respaldam suas ações com base nas informações disponíveis. Mas será que o uso do Big Data também pode ajudar o seu negócio?

Os cinco Vs

Quando falamos de Big Datacinco definições aparecem como essenciais para compreender melhor as etapas que compõem o conceito.

  • Volume: como já falamos anteriormente, um grande volume de dados é gerado todos os dias. Eles são provenientes de e-mails, mídias sociais e outros meios eletrônicos, se apresentando de forma estruturada ou não.
  • Velocidade: a quantidade de dados gerados impressiona. Mas o que merece destaque é a velocidade na qual esses dados se multiplicam. O Big Data os analisa na velocidade que eles surgem, tornando o processo de análise ainda mais competitivo.
  • Variedade: estima-se que 80% dos dados não se comportem da mesma forma. Com o Big Data, dados não-estruturados (como fotos, vídeos e sons) podem ser administrados juntamente com os dados tradicionais.
  • Veracidade: dados verdadeiros são essenciais para embasar a tomada de decisão. O Big Data não consegue controlar se uma informação é verdadeira ou falsa. Mas a grande quantidade de dados que pode ser extraída auxilia na compensação das informações que eventualmente estão incorretas.
  • Valor: de nada vale uma infinidade de dados se eles não geram valor para a sua empresa. É importante que você analise qual o custo e benefício ao seu negócio e como o Big Data pode ser usado para potencializar as oportunidades. 

Vantagens de adotar o Big Data

Em meio ao bombardeio de informações, o grande desafio consiste em se manter à frente da concorrência, utilizando os dados de maneira positiva para o seu negócio. Para auxiliar neste processo, o Big Data pode ser um importante aliado.

Por isso, listamos algumas vantagens que podem ser obtidas pela sua empresa, caso você opte pelo uso de ferramentas com esta finalidade. 

  • Tornar-se mais competitivo – com dados atualizados, é possível traçar uma estratégia mais assertiva para o seu negócio. A partir deles, características relacionadas ao público-alvo que você quer atingir e às principais tendências de mercado podem ser extraídas com mais precisão.
  • Observar o comportamento dos concorrentes – a partir da análise dos dados do Big Data é possível fazer comparativos entre os concorrentes e a sua empresa, observar quais os efeitos das ações deles junto aos consumidores e como o seu negócio pode se diferenciar no mercado.  
  • Melhorar continuamente – com acesso às principais tendências do mercado e ao comportamento dos concorrentes, é possível promover a melhoria contínua em seu negócio. Afinal, os dados irão provar que a atualização constante é praticamente vital para sobreviver ao mercado.